Faça seu Pedido de Oração
O nome Ibiporã na língua Guarani significa "Terra Bonita", e essa foi a propaganda que atraiu os primeiros imigrantes que vieram para a região a partir de 1930. Italianos, portugueses, japoneses e, principalmente, bessarabianos da Bulgária vieram e fundaram a colônia Concórdia localizada na Gleba Ibiporã. Junto com outras três colônias (Guarani, Primavera e Lindóia), deram início ao município de Ibiporã, que foi emancipado de Sertanópolis em 08 de junho de 1947. A promessa de terras férteis e com bom preço também atraiu goianos e mineiros que chegaram pela estrada de ferro que ligava São Paulo ao Paraná.
Os primeiros aventureiros que chegaram à região encontraram uma paisagem exuberante, com um mar de árvores e palmeiras verdes, poucas habitações indígenas e muitos animais. A vegetação era favorecida pelo clima inalterado, e nascentes de águas límpidas formavam córregos serpenteantes. Os colonizadores começaram a desmatar a área para preparar a terra para o cultivo, enfrentando desafios para garantir sua subsistência e buscar fortuna.
Em 1938, o diácono mineiro Pedro Ferreira de Azevedo chegou ao Paraná com o objetivo de comprar uma chácara e implantar uma Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que conhecera em Goiás. Comprou um dos lotes rurais de Ibiporã e iniciou o desmatamento para construir sua residência. A mata nativa foi derrubada para abrigar moradias precárias e plantações, com a promessa de prosperidade.
Em 15 de agosto de 1939, a Igreja Assembleia de Deus em Ibiporã foi oficialmente fundada, com a elaboração de seu primeiro estatuto social. Embora cultos e evangelização já ocorressem desde 1948, a data de fundação é reconhecida como 1939. A igreja cresceu rapidamente, promovendo reuniões animadas e barulhentas, marcadas por lágrimas, aleluias e glórias a Deus, atraindo atenção e conversões.
Os primeiros crentes incluíam Lidia Pereira, João Guilherme de Souza e José Joaquim dos Santos, entre outros. O primeiro templo foi construído com pés de palmito e coberto de sapé, iluminado por velas e lamparinas a querosene. Em 1948, a igreja inaugurou seu primeiro templo de alvenaria, com um grande batismo de 126 novos convertidos.
Com o crescimento da cidade e a colonização do café, a Assembleia de Deus em Ibiporã tornou-se um veículo de evangelização da região norte do Paraná. Várias cidades foram alcançadas, e a igreja enviou seus primeiros missionários, capacitados no avivamento missionário. A vinda do Pr. Carlos Mazza em 1941 fortaleceu o trabalho em Londrina e região.
A família Chivalski contribuiu com o transporte de materiais de construção e membros da igreja em caravanas. Em 1948, a igreja inaugurou seu primeiro templo de alvenaria, atraindo missionários internacionais da Noruega para organizar o crescimento e expansão.
Diversos pastores contribuíram para o desenvolvimento da igreja, incluindo Pr. José Joaquim dos Santos, que foi o primeiro presidente da CIEADEP, e missionários como Leif Gunnar Andersen e Ruben Johannes Lundgren. A igreja continuou a crescer sob a liderança de pastores como José Eurico de Oliveira, José Joaquim Ferreira, Adolar Lagos, José Elias Pereira e João Carlos Vilande.
Sob a liderança do Pr. José Fermino Vilande Neto, a igreja continua a crescer com graça e conhecimento, conforme orientado nas Escrituras (2 Pedro 3:18). A igreja é amplamente reconhecida e respeitada tanto pela comunidade local quanto pelas autoridades públicas. A gestão do Pr. José é destacada por sua eficácia e liderança exemplar. No momento, a igreja está empenhada na construção de um novo templo, que terá a finalidade de acomodar e servir a crescente comunidade cristã de Ibiporã.
A história da Assembleia de Deus em Ibiporã é marcada por trabalho árduo, perseverança e crescimento espiritual. Desde sua fundação, a igreja tem sido um farol de fé e evangelização, alcançando diversas cidades e impactando vidas na região norte do Paraná.
Junte-se a nós e faça parte desta história!